Funções Lúdicas

FUNÇÕES LÚDICAS

[row]

[col span=”1″ span__sm=”12″]

[ux_image id=”79471″ width=”70″]

[ux_image id=”79519″]

[/col]
[col span=”11″ span__sm=”12″]

[ux_text font_size=”0.75″]

DIVERSÃO

Enquanto se divertem, as crianças desenvolvem imensas capacidades, tais como: habilidades físicas, emocionais, sociais e motoras.

[/ux_text]

[/col]

[/row]
[row]

[col span=”1″ span__sm=”12″]

[ux_image id=”79491″ width=”70″]

[ux_image id=”79507″]

[/col]
[col span=”11″ span__sm=”12″]

[ux_text font_size=”0.75″]

SOCIALIZAR

A importância de brincar reside no facto das brincadeiras promoverem a interação social, despertando-lhes o senso de convivência e solidariedade. Enquanto brincam, as crianças aprendem a partilhar, respeitar e ouvir os outros, desta forma iniciam a sua preparação para viver em sociedade.

[/ux_text]

[/col]

[/row]
[row]

[col span=”1″ span__sm=”12″]

[ux_image id=”79479″ width=”70″]

[ux_image id=”79531″]

[/col]
[col span=”11″ span__sm=”12″]

[ux_text font_size=”0.75″]

JOGAR

O ato de jogar é muito mais do que uma mera brincadeira, trata-se de uma atividade, em que as crianças aliam a diversão, atividade física e interação social. É também nestes momentos, que estimulam a sua capacidade de trabalhar em equipa, algo essencial para o seu futuro pessoal, social e laboral. Ao jogar a criança desenvolve a paciência, a partilha, a concentração e o espírito desportivo.

[/ux_text]

[/col]

[/row]
[row]

[col span=”1″ span__sm=”12″]

[ux_image id=”79459″ width=”70″]

[ux_image id=”79539″]

[/col]
[col span=”11″ span__sm=”12″]

[ux_text font_size=”0.75″]

BALOIÇAR

Esta ação ajuda a desenvolver o equilíbrio da criança e ensina-lhe como controlar os movimentos com o balanço e vigor correto, o que melhora a atividade psicomotora e coordenação do corpo. O ato de baloiçar é essencialmente importante para crianças com défice ao nível de perceção visual, uma vez que ajuda o cérebro a processar a velocidade e o sentido do movimento.

[/ux_text]

[/col]

[/row]
[row]

[col span=”1″ span__sm=”12″]

[ux_image id=”79477″ width=”70″]

[ux_image id=”79525″]

[/col]
[col span=”11″ span__sm=”12″]

[ux_text font_size=”0.75″]

ESCORREGAR

A superfície inclinada permite que a criança deslize a grande velocidade, aumentando a sua adrenalina. Esta sensação desperta novas emoções, permitindo controlar os movimentos, exercitando os reflexos e as habilidades motoras. Este movimento ajuda a criança a controlar o seu comportamento em situações de desconforto emocional e/ou físico.

[/ux_text]

[/col]

[/row]
[row]

[col span=”1″ span__sm=”12″]

[ux_image id=”79493″ width=”70″]

[ux_image id=”79509″]

[/col]
[col span=”11″ span__sm=”12″]

[ux_text font_size=”0.75″]

TREPAR

Desenvolve a coordenação motora das crianças, o controlo do próprio corpo, o equilíbrio e resistência. Esta atividade ajuda a criança a coordenar os movimentos das mãos e dos pés com o auxílio da sua perceção visual e cognitiva.

[/ux_text]

[/col]

[/row]
[row]

[col span=”1″ span__sm=”12″]

[ux_image id=”79461″ width=”70″]

[ux_image id=”79541″]

[/col]
[col span=”11″ span__sm=”12″]

[ux_text font_size=”0.75″]

CONSTRUIR

Alguns jogos e brincadeiras, são desenvolvidos para que as crianças se deparem com desafios que as obriguem a pensar e construir uma solução benéfica que as ajude a encarar a problemática quer a nível emocional quer a nível social.

[/ux_text]

[/col]

[/row]
[row]

[col span=”1″ span__sm=”12″]

[ux_image id=”79487″ width=”70″]

[ux_image id=”79503″]

[/col]
[col span=”11″ span__sm=”12″]

[ux_text font_size=”0.75″]

SALTAR

Exercícios que estimulem o ato de saltar são extremamente benéficos para a saúde das crianças. Saltar estimula o aumento da massa e resistência muscular.

[/ux_text]

[/col]

[/row]
[row]

[col span=”1″ span__sm=”12″]

[ux_image id=”79497″]

[/col]
[col span=”11″ span__sm=”12″]

[ux_text font_size=”0.75″]

EQUILÍBRIO

O domínio das habilidades motoras é básico para o desenvolvimento motor da criança, desta forma é importante que a criança treine e desenvolva o seu equilíbrio.

[/ux_text]

[/col]

[/row]
[row]

[col span=”1″ span__sm=”12″]

[ux_image id=”79483″ width=”70″]

[ux_image id=”79535″]

[/col]
[col span=”11″ span__sm=”12″]

[ux_text font_size=”0.75″]

PUXAR

Jogos que impliquem o ato de puxar, são muito mais que simples brincadeiras. Este tipo de atividade estimula o esforço, a força de vontade e a resistência das crianças, permitindo-as começar a conhecer a sua capacidade de resistência.

[/ux_text]

[/col]

[/row]
[row]

[col span=”1″ span__sm=”12″]

[ux_image id=”79473″ width=”70″]

[ux_image id=”79521″]

[/col]
[col span=”11″ span__sm=”12″]

[ux_text font_size=”0.75″]

EMPURRAR

Empurrar, arrastar, são atividades que contribuem para a formação propriocetiva das crianças, que se traduz na capacidade de perceber, adaptar o seu corpo em diferentes situações. Quando as crianças estão a empurrar um objeto, estão a estimular o seu equilíbrio, força e apreensão manual.

[/ux_text]

[/col]

[/row]
[row]

[col span=”1″ span__sm=”12″]

[ux_image id=”79465″ width=”70″]

[ux_image id=”79513″]

[/col]
[col span=”11″ span__sm=”12″]

[ux_text font_size=”0.75″]

DESCANSAR

O descanso é essencial para que o cérebro das crianças possa repousar. Fornece energia para possam brincar e a aprender nas mais diversas atividades.

[/ux_text]

[/col]

[/row]
[row]

[col span=”1″ span__sm=”12″]

[ux_image id=”79495″]

[/col]
[col span=”11″ span__sm=”12″]

[ux_text font_size=”0.75″]

ESTIMULAÇÃO VISUAL

É através da estimulação visual, que as crianças adquirem estímulos essenciais que vão impulsionar o desenvolvimento do seu campo visual. Assim, é essencial que estas desenvolvam uma visão funcional, que as permita brincar, socializar para interiorizar informações do meio que as rodeia e desenvolver competências.

[/ux_text]

[/col]

[/row]
[row]

[col span=”1″ span__sm=”12″]

[ux_image id=”79481″ width=”70″]

[ux_image id=”79533″]

[/col]
[col span=”11″ span__sm=”12″]

[ux_text font_size=”0.75″]

MEMÓRIA

Brincar, para além de todos os benefícios físicos que confere à saúde das crianças, estimula também a memória, sendo que esta desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo, social e emocional.

[/ux_text]

[/col]

[/row]
[row]

[col span=”1″ span__sm=”12″]

[ux_image id=”79463″ width=”70″]

[ux_image id=”79527″]

[/col]
[col span=”11″ span__sm=”12″]

[ux_text font_size=”0.75″]

ESTIMULAÇÃO TÁTIL

É através do ato de brincar que se consegue estimular o sistema tátil de uma forma fácil e simples, a introdução de objetos com diferentes texturas permite que as crianças comecem a utilizar as mãos e desta forma, despertar a sua perceção sensorial táctil.

[/ux_text]

[/col]

[/row]
[row]

[col span=”1″ span__sm=”12″]

[ux_image id=”79455″ width=”70″]

[ux_image id=”79511″]

[/col]
[col span=”11″ span__sm=”12″]

[ux_text font_size=”0.75″]

CRIATIVIDADE

São ações como inventar, sonhar, pensar e experimentar, que desenvolvem a criatividade das crianças. Dessa forma, estas passam a compreender e a usar as suas competências orais, motoras e cognitivas nas mais diversas atividades.

[/ux_text]

[/col]

[/row]
[row]

[col span=”1″ span__sm=”12″]

[ux_image id=”79467″ width=”70″]

[ux_image id=”79515″]

[/col]
[col span=”11″ span__sm=”12″]

[ux_text font_size=”0.75″]

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

Um aspeto importante do ato de brincar, é o desenvolvimento do raciocínio, da sua imaginação e atenção. Novas brincadeiras são essenciais para estimular a capacidade de pensar, compreender e agir, desenvolvendo o sistema cognitivo.

[/ux_text]

[/col]

[/row]
[row]

[col span=”1″ span__sm=”12″]

[ux_image id=”79469″ width=”70″]

[ux_image id=”79517″]

[/col]
[col span=”11″ span__sm=”12″]

[ux_text font_size=”0.75″]

DESLIZAR

Esta atividade proporciona uma sensação fascinante repleta de adrenalina que, por sua vez, ajuda a desenvolver o sistema nervoso a nível de coordenação e equilíbrio.

[/ux_text]

[/col]

[/row]
[row]

[col span=”1″ span__sm=”12″]

[ux_image id=”79489″ width=”70″]

[ux_image id=”79505″]

[/col]
[col span=”11″ span__sm=”12″]

[ux_text font_size=”0.75″]

SOBE E DESCE

Este exercício permite que a criança estimule o seu desenvolvimento motor, compreendendo a importância da coordenação dos movimentos no seu equilíbrio. Este movimento confere uma sensação de liberdade que proporciona bem-estar, felicidade e diversão a qualquer criança.

[/ux_text]

[/col]

[/row]
[row]

[col span=”1″ span__sm=”12″]

[ux_image id=”79457″ width=”70″]

[ux_image id=”79537″]

[/col]
[col span=”11″ span__sm=”12″]

[ux_text font_size=”0.75″]

BALANÇAR

Este movimento proporciona o desenvolvimento do sistema nervoso, sobretudo ao nível psicomotor e da visão. Para além de ser tranquilizante, desenvolve ainda as capacidades de equilíbrio e coordenação.

[/ux_text]

[/col]

[/row]
[row]

[col span=”1″ span__sm=”12″]

[ux_image id=”79485″ width=”70″]

[ux_image id=”79501″]

[/col]
[col span=”11″ span__sm=”12″]

[ux_text font_size=”0.75″]

ROTAÇÃO/TRANSLAÇÃO

Proporciona uma sensação de liberdade. Melhora o controle do corpo, equilíbrio e coordenação.

[/ux_text]

[/col]

[/row]